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Vale à pena pagar franquia de seguro?

Certamente, você já deve ter ouvido falar sobre franquia de seguro, mas não sabe exatamente o que significa correto? Pagar esse serviço é um termo comum para quem trabalha nessa área. Por isso, no post de hoje abordaremos a franquia de seguro.

Franquia de seguro: o que é?

Consiste em um valor fixado no contrato que deverá ser pago a seguradora escolhida com o objetivo de reparar os danos ao veículo do cliente quando a perda parcial ocorre. É considerado perda parcial quando os danos do veículo atingem em média   a 75% do valor de mercado  do veículo.

Em caso de prejuízo menor que o valor da franquia, o cliente pode optar por pagar o reparo de forma integral, porém se o valor do reparo for  maior que a franquia , é função da seguradora  se responsabilizar pelos reparos .

Vamos exemplificar para tornar o entendimento mais fácil. Se a franquia do seguro custar R$2 mil reais, se os gastos forem menores que esse montante, é o proprietário do veículo que se responsabiliza pelo conserto, porém em caso de danos que resultarão em um gasto de R$5 mil reais, o dono do veículo paga a franquia e o seguro é responsável pelo restante do valor.

Quanto menor for o valor da franquia, maior será o montante do prêmio do seguro  que o cliente tem que pagar.

A recomendação é que a pessoa pense bem antes de tomar essa decisão na assinatura do contrato, pois o valor da franquia só pode ser alterado no momento em que o seguro for renovado ou no momento da contratação de um novo.

Diante de um acidente, pagar ou não a franquia?

Quando o custo para consertar os danos no carro ficarem em um valor menor que a franquia, a dica é não acionar o seguro, pois o cliente não receberá indenização e nem reembolso do valor excedente.

Contudo, se o valor for muito maior que a franquia, o recomendável é pagar, pois ficará sob responsabilidade da seguradora os gastos que superaram o valor já pago.

Sendo assim, se a franquia for de R$2 mil reais e o reparo for superior a esse montante, vale à pena fazer o pagamento.

No entanto, nesse caso, o cliente perde o bônus – caso tenha- quando for feita a renovação do contrato. Dessa forma, se a diferença não for grande, dependendo da situação, o melhor é arcar com o valor integral do conserto para ficar com o bônus.

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