+55 11 3819-9314 / WhatsApp 9 6397-9548​      fabio@dezseguros.com.br

Seguro de Responsabilidade Civil Profissional para Médicos Certo ou Errado?

O seguro de responsabilidade civil profissional está envolto em uma polêmica, pois há quem defenda a idéia de que ele vai criar uma indústria de sinistros, algo que já foi visto nos Estados Unidos.

No entanto, do outro lado, estão aqueles que defendem a necessidade do seguro, pois com ele, a profissão pode ser exercida de uma maneira mais tranquila.

Importante ter em conta que boa formação e competência não garantem ao médico que não haverá reclamações. Hoje a opinião do paciente é o ponto mais importante para o início de um processo.

Nem certo nem errado!  É fato que de uns anos pra cá os processos por alegado erro médico vem crescendo, mas essa ação não pode ser atribuída ao seguro.

O número de apólices ainda é muito pequeno se comparado ao número de médicos em atividade no país.  Além disto, as pessoas têm hoje maior conhecimento dos direitos garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor e pelo próprio Código Civil.

Faz-se necessário salientar, porém, que o seguro de responsabilidade civil profissional não evita as reclamações, mas sim traz proteção financeira aos profissionais da área médica em caso de despesas com defesa e indenizações.

 

Seguro de responsabilidade civil visa custear perdas que profissionais e entidades possam ter

Isso, porque a função do seguro não é evitar o problema, mas sim proteger o profissional e seu patrimônio, nos casos em que ele for obrigado a pagar por danos corporais, materiais ou morais causados a terceiros.

É claro que os profissionais estão sujeitos a erros, principalmente, porque trabalham em diferentes locais, com uma carga horária muito elevada e nem sempre com as melhores condições. Como resultado, eles têm pouco tempo para se dedicar à busca por atualização.

Hoje em dia, porém, grande parte dos processos resulta na absolvição dos envolvidos. Mesmo assim a necessidade de se defender de uma reclamação gera despesas que podem ser cobertas pelo seguro.

A criação de uma jurisprudência justa e correta ajudará os médicos e seguradoras, pois evita a dita “indústria dos sinistros”, lembrando que uma condenação pode fazer com que o profissional perca tudo o que conquistou com muito esforço.

Podemos dizer que o seguro é certo ou errado? Nem um, nem outro, mas ele é fundamental para garantir que os médicos exerçam sua profissão de uma forma mais tranqüila.

 

por Fabio Sussermann 

FAÇA UMA COTAÇÃO

 

CONTATO
DEZ SEGUROS

Utilize o formulário ao lado para fazer contato ou solicitar uma cotação.

Estamos a disposição para assessorá-lo em suas necessidades.

Será um prazer recebê-lo em nosso escritório.

NOSSO ENDEREÇO

Av. Brig. Faria Lima, 1597 - cj. 810 - Jd. Paulistano
São Paulo / São Paulo - CEP 01452-917
Telefone: (11) 3819-9314 / WhatsApp 9 6397-9548

CONTATO

fabio@dezseguros.com.br

 

FALE CONOSCO
Esclareça todas as suas dúvidas sobre os serviços prestados pela nossa empresa.



Fale pelo Whatsapp